quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Contextualizando as postagens dos eixos I, II e III

Fazendo uma breve leituras das postagens anteriores relacionadas aos três primeiros eixo feste curso de pedagogia à distância, venho a pensar, sobre as conexões existentes entres estas postagens.
Ao longo da primeira postagem venho a refletir o professor como sujeito do conhecimento, que por sua vez, desenvolve um importante papel na prática educativa, e assim, ser o mediador da aprendizagem, do conhecimento e o desenvolvimento do educando. Logo na segunda postagens, trago os conceitos da mente humana através da psicologia, e assim evidenciando como se dá este desenvolvimento, e por fim, ressalto o papel do lúdico na processo de ensino-aprendizagem.
Contextualizando estas postagens, percebe que as conexões são evidentes, pois através do jogos lúdicos, o educando encontra-se envolvido com o meio, com a sua realidade e com as suas próprias aprendizagens, envolvendo-se com o mundo e que portanto interagem e assimilam com estas aprendizagens, construindo o superego, que proporcionam através desta interação, ações próprias, pensar por si mesmo, e assim nesta interação com o lúdico, o aluno passa a respeitar seu colega, e ter suas próprias construções que se constituem em sua autonomia. O sujeito passa a pensar por si, e conviver com o outro, logo aprendendo em comunhão.
Desta forma, fica claro, que o professor deve desenvolver uma prática pedagógica consciente, para que consiga desenvolver no aluno a sua autonomia.

Até breve, Tami

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Tamires,
com esta postagem articulas as idéias, contribuições trazidas pelas interdisciplinas destacadas por ti nas postagens realizadas no mês de setembro.
Fica muito presente a reflexão em relação ao professor enquanto sujeito do conhecimento, conceitos da mente humana e o papel do lúdico no processo ensino-aprendizagem.
Estabeleces relação entre estas idéias, como idéias que se interligam.
E por fim dizes que o professor deve desenvolver uma prática consciente para desenvolver no aluno a autonomia. Que seria para ti desenvolver uma prática consciente? Consciente de que? Como?
Abraços e continuamos dialogando...
Fabiana Leffa