segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Eixo IX - TCC

Neste semestre estamos em busca da conclusão do curso, e assim colocar em pauta todas as aprendizagens que se deram durante todo esse tempo de estudos e resignificações na prática de ensino.

O meu TCC é intitulado: Sala de aula: A construção do sujeito autônomo

Este estudo trata-se de uma reflexão teórico prática sobre o desenvolvimento da moralidade autônoma do aluno em sala de aula e quais atividades proporcionam esta construção.  Apóia-se, teoricamente, na Teoria de Paulo Freire e na Epistemologia Genética de Piaget, através de autores como Camargo (2009), Correa (2003), Gallego (2006) e Picetti (2010). A coleta de dados foi feita a partir do material empírico resultante das atividades realizadas durante a prática de estágio supervisionado. Seu objetivo é analisar como as atividades escolares favorecem a construção da autonomia.

O desenvolvimento moral permeia estas atividades porque ocorre através das relações entre pessoas e na forma como estabelecem respeito entre si. O sujeito aprende e se desenvolve na troca, na relação com o meio e, assim, decifra o mundo com ações próprias, através de uma educação para a liberdade e conscientizadora, aprende através de atividades colaborativas que devem ser proporcionadas no ambiente em sala de aula.

A partir da realização deste trabalho, relacionado à teoria estudada e os dados colhidos, pode-se concluir que o desenvolvimento da autonomia depende da cooperação com o outro, do respeito mútuo, do diálogo, da reciprocidade, do respeito às regras, da interação com o meio e com o sujeito que o constitui e, assim, através de atividades que propiciem a cooperação desenvolvidas na prática de ensino, podemos intervir auxiliando a transformar sujeitos em verdadeiros cidadãos conscientes e autônomos.

Penso que, nós educadores precisamos estar conscientes do importante papel a desempenhar na educação, pois através das atividades desenvolvidas na prática de ensino, podemos transformar sujeitos em verdadeiros cidadãos conscientes e autônomos.

Ressalto também que, cada vez mais, se faz necessário que os profissionais da educação reflitam constantemente sobre suas práticas, revendo as estratégias de ensino utilizadas, a fim de permitir um ambiente escolar que favoreça a construção da autonomia e que dê possibilidades de construir uma educação libertadora. Por isso, ressalto a importância de uma boa formação, bem como considero essencial a formação continuada, onde devem ser abordados assuntos relacionados à temática em questão.

Agora, é só aguardar a colação de grau!!! Uhuuuu... abraços, Tamires

2 comentários:

Fabiana disse...

Olá Tamires,
me sinto privilegiada por ter tido a oportunidade de acompanhar tua caminhada até este momento.
Neste período, muitas situações foram vivenciadas, muitas aprendizagens construídas, outras descontruídas, novas experiências, algumas incertezas, mas todas te levaram para a conquista de teu objetivo.
Vejo que a escolha do tema de teu TCC foi mais um passo significante em tua vida, pois te possibiltou refletir e ir em busca de informações importantes para aprofundar o tema escolhido.
Que esta escolha possa ter possibilitado novas reflexões e que estas permeiem tua vida profissional.
Abração e bom final de semestre....

Nadie Christina disse...

Oi querida,

passei por aqui para saber um pouco mais das tuas vivências/reflexões e deixar um último comentário.
Assim como a Fabiana, também me sinto privilegiada por ter sido tua professora e compartilhado de tantas trocas, dúvidas e descobertas ao longo do curso.
Um grande beijo e um saudoso abraço!
Profa. Nádie