segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Eixo VIII - Estágio Supervisionado

Bom, chegou a etapa de refletir acerca do meu período de estágio supervisionado!
Relembrando: O estágio foi realizado no período de 12/04 à 11/06/2010 com uma turma de 3ºano, composta por 21 alunos.

Como na postagem anterior cito a atividade em que realizei a partir da música de Chitãozinho e Xororó "Planeta Azul", trago esta como ponto de reflexão durante o período de estágio:

Após distribuir a letra da música aos alunos, realizei a leitura e em seguida cantamos a música. Realizamos um diálogo livre, mas com grandes contribuições, sobre o entendimento da letra. Após, questionei-os sobre as ações do homem sobre o planeta, e assim os alunos foram colocando suas opiniões em função da nossa triste realidade do meio ambiente.
Para a conclusão da atividade, propus aos alunos que formassem grupos, e nestes grupos realizassem pequenas contribuições de idéias sobre a letra da música, e construir cartazes exemplificando duas situações:

• 01-Representar a situação mostrada na letra da música;
• 02-Representar como poderá ser se mudarmos nossas atitudes frente ao planeta terra.

Como culminância desta atividade, os alunos apresentação aos colegas e expuseram na sala de aula;

Fazendo uma análise teórica, a atividade proporcionou a construção da autonomia, pois os alunos puderam expor suas idéias, e compartilhar com os seus colegas; logo evidenciaram melhorias para a nossa realidade ambiental, e, portanto, tornaram-se cidadãos conscientes e autônomos diante desta realidade, embora esta realidade seja bastante triste, mas a partir deste desenvolvimento, favorecemos a construção de indivíduos preocupados com a realidade do seu mundo, e com capacidade de democratizar e transformar a própria realidade.

Freire (2009) exprime autonomia como a capacidade de viver em democracia. Além de cooperar com o outro, o sujeito é conduzido a pensar em atitudes conscientes, que visam melhorias no desenvolvimento da democracia.

Além disso, os alunos puderam criar estratégias que fossem sanar as dificuldades encontradas nesta realidade e se conscientizar desta problemática encontrada na própria sociedade em que o sujeito está inserido.

A temática trabalhada pelo professor trouxe ao aluno a conscientização, pois o educando precisou identificar o que de fato era correto perante essa situação, e assim elencar atitudes individuais e coletivas para que a realidade ambiental fosse modificada, e, portanto, o professor trouxe a educação para a liberdade, onde o aluno tornou-se capaz de decifrar a sua realidade e criar maneiras de renová-la.

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FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 32º impressão. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 2009.

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Tamires,
tua postagem reflete uma situação vivenciada por ti em sala de aula durante o período de estágio em que o objetivo do conteúdo trabalhado era proporcionar conhecimentos/informações para que teus alunos desenvolvessem sua própria autonomia (consciência) ao deparar-se com o problema apresentado, que no momento compreendi como preservação de nosso planeta.
Penso que essa autonomia, tão sonhada por nós educadores, é algo que estamos construindo diariamante, anos após anos, com nossos alunos. Não é algo que podemos construir em uma única aula, em um único momento, é resultado de uma processo. Portanto te sugiro que faça algumas alterações na escrita do texto, por exemplo colocas que "tornaram-se cidadãos conscientes e autônomos diante desta realidade". Será que eles conseguiram alcançar a consciência e a autonomia somente comn a realização de uam atividade?
Vejo que tua postagem apresentou uma refelxão bem pertinente a teu foco de pesquisa.
Abração