terça-feira, 2 de novembro de 2010

Eixo VII - Linguagem e Educação

Continuando com as reflexões dos semestres, repassei os trabalhos realizados durante o 7º semestre e assim realizei novamente a leitura do texto “Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola” de Kleiman, que traz a importância do letramento social, mas contudo, nos evidencia que as escolas preocupam-se apenas com o letramento escolar.

Porém o letramento social deve ser praticado/ensinado em todo e qualquer ambiente educacional, visto que este ensina para a vida, para a prática e convivência em sociedade. Todavia, como nos afirma a autora, a escola mantém-se preocupada para os objetivos voltados a aquisição da escrita e leitura, não levando em consideração a contextualização da escrita e leitura na prática social. Visto assim, sua maior ocupação é desenvolver no aluno a capacidade de interpretar e escrever textos abstratos, dos gêneros expositivos e argumentativos.

Paulo Freire diz que na medida em que o professor possibilita uma leitura crítica da realidade, se constitui como um importante instrumento de resgate da cidadania e que reforça o engajamento do cidadão nos movimentos sociais que lutam pela melhoria da qualidade de vida e pela transformação social (Freire, 1991:68, apud KLEIMAN 2006, p.14).

Desta forma, a escola tem a possibilidade de mostrar aos seus educandos uma prática de letramento que possibilita desenvolver princípios morais e sociais, tornando alunos autônomos, críticos e capazes de discernir atitudes adequadas às situações cotidianas. Além disso, oferecer condições necessárias para agir com autonomia diante da palavra escrita, atendendo as suas necessidades.

Fazendo uma análise, este texto vai ao encontro a minha temática do Tcc, que traz o letramento social através de atividades que vão favorecer a construção da autonomia, que vão proporcionar através destas atividades, que o aluno decifre o mundo e seja capaz de transformá-lo, agindo com criticidade e consciência perante a sociedade.

Trazendo para a minha prática durante o estágio estive preocupada em trazer atividades que fizessem com que os alunos precisassem relacionar a temática com a sua vida, com a nossa realidade. Um exemplo, foi a letra da música "Planeta Azul" Chitãozinho e Xororó, onde os alunos precisavam evidenciar as melhorias para o meio ambiente, e portanto, exercitar o letramento social, aprendendo muito além que o letramento escolar.

Referências Bibliográficas
KLEIMAN, Angela B. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, SP. Mercado de Letras, 1995. Coleção Letramento, Educação e Sociedade.

3 comentários:

Fabiana disse...

Olá Tamires,
fico muito satisfeita em visitar teu blog e constatar que tuas postagens estão sendo realizadas com organização, contextualização, respeitando uma certa regularidade no período das postagens e que estás encontrando em tua busca atividades, textos e reflexões que estão contribuindo com a construção de teu TCC.
Neste texto relacionaste a importância da escola preocupar-se com o letramento social e não deter-se somente no letramento escolar como forma de contribuir para a conquista da autonomia por parte de nossos educandos.
Muito boa tua postagem.
Aguardo tua última reflexão e te desejo um ótimo fechamento de semestre....
Abração....

Nadie Christina disse...

Oi querida,

concordo com a Fabiana que a tua postagem está mesmo excelente. Todavia, como o meu papel é sempre tentar proporcionar novos desequilíbrios e, quem sabe promover novas descobertas, vou deixar alguns questionamentos.
1) de ordem mais formal: onde está a referência ao Paulo Freire? Só encontrei o texto da Angela Kleiman...
2) tens alguma evidência da tua prática onde o letramento social se destaca em relação ao letramento escolar?
3) por fim, mas não menos importante: a expressão "vai de encontro" empregada na tua conclusão dá a idéia dá idéia de oposição, contrariedade. Ou seja, o Texto da Kleiman contraria o que estás defendendo como uma "certeza" acerca do letramento social? Se não é isso que estás querendo dizer a expressão adequada seria "vai ao encontro", que revela que está em sintonia com as tuas idéias...
Pense sobre estes questionamentos e podemos continuar o nosso diálogo...
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

Tami disse...

Olá profa Nádie!
Após seu comentário, refleti os seus qustionamentos e reformulei minha postagem! Um abraço, Tami