quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Eixo IV - Representação do mundo pelas Ciências Naturais

Fazendo uma análise do 4º eixo, me deparei com a disciplina de Representação do Mundo pelas Ciências Naturais, em que nos foi proposto a vizualização de um video intitulado "BALANCE" disponível no link http://www.youtube.com/watch?v=91bNp7HJolE




O vídeo nos mostra que todos os cincos habitantes do espaço tentavam equilibrar-se, visto que possuem o mesmo objetivo, unindo-se sempre em benefício de ambos. Eles ocupavam um espaço delimitado na plataforma, equilibrando-a e gerando o bem de todos. Pórem, ao término deste equilíbrio, através de ações individualistas, a plataforma fica instável, e todos começam a se desiquilibrar e cair da mesma.


E assim, trazendo a essência do video, me fez pensar no equilíbrio necessário no decorrer do curso e principalmente na etapa do TCC, em que é preciso dedicação, garra, organização e muito estudo, tanto por parte do professor-orientador, quando do aluno, para manter-se equilibrado e alcançar os objetivos em que foram propostos e traçados. Equilíbrio é estar em cooperação, estar consciente das minhas ações.


Trazendo também para o ambiente escolar, esse equilíbrio precisa acontecer entre o corpo docente e o discente, onde ambos precisam realizar a sua parte para que a construção de um sujeito autônomo aconteça, pois o professor precisa mediar o conhecimento e o aluno estar interessado em aprender.


É importante estarmos cientes da necessidade de mantermos sempre um equilíbrio em todas as situações, para que as coisas aconteçam com a certeza de que tudo dará certo.


Um abraço, Tamires

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Tami,
a tua postagem traz um reflexão sobre a importãncia do equilíbrio como forma de garantir o bem e a sobrevivência de todos. O equilíbrio aqui também pode ser entendido como cooperação.
Articulas o vídeo à tua caminhada na construção de teu TCC e ao ambiente escolar, onde alunos e professores precisam estar em equilíbrio, sintonia para que os objetivos propostos no processo ensino aprendizagem possam ser alcançados.
Tami,
como percebeste esta busca de equilíbrio dentro de teu ambiente escolar?
Abração
Fabiana Leffa