sábado, 16 de outubro de 2010

EIXO V - Organização do Ensino Fundamental


Seguindo com as análises dos eixo, no quinto eixo, na interdisciplina "Organização do Ensino Fundamental" retomei a leitura do texto “Gestão democrática na e da educação: concepções e vivências”, de Isabel Letícia Pedroso de Medeiros e Maria Beatriz Luce.

Neste texto, podemos perceber que para dar um bom andamento nas atividades escolares, além do trabalho docente, também é necessário e importante desenvolver o princípio da gestão democrática em nosso sistema de ensino público, sendo de extrema valia a participação e movimentação de todos os integrantes que constituem a comunidade escolar.

E assim, para que haja a democratização, faz-se necessária abertura de ambas as partes, tanto instituição como comunidade que a constitui, logo, se a escola der espaço para que alunos, pais, professores, funcionários fazerem parte da construção de todas as etapas constituídas pela escola, como planejamento, avaliações, dificuldades, leis maiores tais como, Regimento Escolar, Projeto Político Pedagógico, Normais de Convivência, funcionalidades e responsáveis e por fim, Prestações de conta desta mesma instituição.

Vale ressaltar, que a participação e cooperação de todos é indispensável numa construção democrática e igualitária a todos.
Desta forma, trago a postagem anterior, para complementar esta, e entender que o equilibrio se torna necessário neste ambiente e portanto, a democratização faz parte para equilibrar as atividades escolares, pois quando todos estiverem envolvidos por um mesmo ideal, juntos conquistaremos maiores espaços e teremos conquistas satisfatórias.

Fazendo uma ponte com a construção do TCC, também é necessário a participação das pessoas envolvidas, para que o trabalho a ser realizado seja desenvolvido com qualidade. Assim, o aluno acadêmico em colaboração com o seu orientador para que realizem um excelente trabalho, juntos devem conseguir concliar, trocar ideias e elaborar uma escritura significativa e expressiva.

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Tamires,
tua postagem contempla uma reflexão sobre a Gestão Democrática nas escolas públicas.
Este tipo de Gestão conta e precisa da participação de todos os envolvidos no processo para diagnosticar e lutar pelos objetivos que querem alcançar para que a instuição cresça e alcance os objetivos almejados.
É possível estabelecer relaçãoes com a temática de teu TCC, pois ele aborda questões relacionadas ao papel do professor, e este também é um segmento da comunidade escolar que precisa estar atento a Gestão Democrática nas escolas.
Te lanço uma questão:
Como vês a questão da gestão democrática em tua escola de atuação? Os professores são ouvidos e participam das decisões na escola?
Abração e seguimos conversando....